Minerais na Saúde

Os minerais também são muito importantes para a saúde, ao fazermos uma refeição balanceada, ingerimos minerais, como cálcio, fósforo, magnésio, ferro, zinco, cobre, potássio, sódio, manganês, cloro, enxofre, flúor, selênio. Todas essas substâncias fazem parte do grupo dos minerais, que compõe 4% do corpo humano e que interferem diretamente em vários aspectos da nossa vida.

O zinco, magnésio, cobre e selênio desempenha um importante papel no controle do metabolismo ou na manutenção da função de tecidos orgânicos. Já o cálcio e o flúor, por exemplo, formam e mantêm ossos e dentes. O cálcio ainda ajuda na coagulação do sangue e participa das contrações musculares. Estes dois minerais podem ser encontrados no peixe. Leite e derivados, além de ervilhas secas, verduras, feijões e castanhas também são ricos em cálcio.

O magnésio forma e mantém ossos e dentes e controla a transmissão dos impulsos nervosos e as contrações musculares e ainda ativa reações químicas que produzem energia na célula. Alimentos ricos em magnésio incluem castanhas, soja, leite, peixes, verduras, cereais e pão.

O sódio atua na osmorregulação que é o controle das concentrações de sais nos tecidos ou células vivas a fim de manter as condições adequadas à atividade metabólica, na difusão dos impulsos nervosos e auxilia no processo de contração muscular, assim como o cálcio. É encontrado no sal de cozinha.

O potássio também participa da osmorregulação, da transmissão dos impulsos nervosos, e também influencia a contração muscular. Suas principais fontes incluem frutas, verduras e legumes, principalmente crus. O potássio é usado como suplementação em pacientes portadores de patologia cardíaca, deficientes em potássio, principalmente quando são tratados com diuréticos.

O ferro é parte integrante da molécula de hemoglobina, responsável pelo transporte de oxigênio. É encontrado no fígado, vegetais verdes, ovos, legumes, feijão, açaí, damasco, coco, gergelim e sementes. A deficiência do ferro causa anemia ferropriva, que continua sendo a principal doença nutricional do mundo. A deficiência pode ocorrer sem anemia, produzindo sintomas de fadiga, problemas de comportamento, fraqueza muscular e maior susceptibilidade a doenças. É importante a presença de vitamina C para aumentar a absorção de ferro.

O iodo atua na composição de substâncias hormonais da glândula tireóide. Sua principal fonte é o sal de cozinha enriquecido com iodo, já que sua principal fonte são os frutos do mar, o sal de cozinha é enriquecido com esse mineral para que pessoas que vivam longe do litoral não tenham doenças relacionadas à sua escassez. As algas marinhas ricas em iodo contêm outras substâncias que oferecem proteção contra algumas formas de radiação.

Existem ainda outros tantos minerais em diversos alimentos. Eles desempenham um grande papel nos seres vivos, são essenciais ao bom funcionamento do metabolismo, participando da estruturação do organismo (constituindo os ossos) e até mesmo integrando reações direta ou indiretamente vitais, por exemplo, a fotossíntese e a respiração.