Propriedades físicas dos minerais

A composição química e características estruturais dos minerais resultam em suas propriedades físicas, na qual se utiliza para uma correta identificação. Quando de difícil identificação, são realizadas análises químicas e estudos de óptica ao microscópio petrográfico ou por difracção de raios X ou de neutrões. As principais características são a cor, brilho, traço, clivagem, fractura, dureza, densidade, tenacidade, magnetismo e peso específico.

A cor pode variar de acordo com as impurezas presentes nos minerais como o quartzo, corindo e a turmalina. Sua origem está principalmente ligada à presença de iões metálicos, fenômenos de transferência de carga. Alguns exemplos (Jadeíte — esverdeado; Augita — verde escuro a preto; Cassiterita — verde a castanho; Pirita — amarelo-ouro).

O brilho é a característica dos minerais quando são observados à luz, nas superfícies frescas de fractura do mineral (ou as faces dos seus cristais ou as superfícies de clivagem).

A risca é a cor de um mineral quando reduzido a pó. A cor do traço de um mineral pode ser observada quando uma louça ou porcelana branca é riscada.

A clivagem é a forma como muitos minerais se quebram seguindo planos relacionados com a estrutura molecular interna, paralelos às possíveis faces do cristal que formariam. 

A fractura Refere-se à maneira pela qual um mineral se parte, exceto quando ela é controlada pelas propriedades de clivagem e partição.

A dureza Expressa a resistência de um mineral à abrasão ou ao risco. Ela reflete a força de ligação dos átomos, iões ou moléculas que formam a estrutura.

A densidade é a medição direta da densidade mássica, medida pela relação direta entre a massa e o volume do mineral.

 A tenacidade Mede a coesão de um mineral, ou seja, a resistência a ser quebrado, dobrado ou esmagado. A tenacidade não reflete necessariamente a dureza, antes sendo dela geralmente independente.

O magnetismo ocorre nos poucos minerais que devido à sua natureza ferromagnética são atraídos por um ímã. 

O peso específico É a relação do peso de um mineral quando comparado com o peso de igual volume de água.