Do uso econômico

O Brasil possui em seu território uma riqueza de recursos minerais, muitos minérios com o destaque para a bauxita, o minério de ferro, o manganês e o nióbio.

O minério de ferro é em potencial extraído para a exportação. Suas reservas estão mais presentes em Minas Gerais, no Quadrilátero ferrífero, na serra dos Carajás no Pará, e no Mato Grosso, no maciço do Urucum. A bauxita por sua vez é extraída principalmente no Pará, que possui a maior reserva deste no país. O Brasil é o terceiro maior produtor mundial. O manganês também é extraído em abundância, trazendo ao estado nacional novamente a denominação de terceiro maior produtor. Pode ser extraído nos mesmos locais que o minério de Ferro. O nióbio por sua vez é muito usado na fabricação de bens de alta tecnologia. Pode ser encontrado principalmente em Minas Gerais e Goiás, e o Brasil é o maior produtor mundial.

Como pôde ser visto no trecho anterior, o Brasil possui um avantajado território se considerada sua abundância mineral. Entorno dela gira grande parte da economia nacional, que tem bases fundadas na exportação destes minérios, além de seu uso interno para a produção de diversos bens. Como são recursos não renováveis, é importante se pensar numa diminuição e/ou extração mais consciente, ou a ausência destas substâncias pode provocar grande prejuízo ao país e uma possível dependência externa.

nananana